Portal da Secretaria Municipal de Educação - SP

Blog da Informática Educativa: clique e confira!

segunda-feira, 19 de março de 2012

SEGURANÇA NO USO DAS REDES SOCIAIS

Hoje nas redes sociais é necessário redobrar a segurança ao postar informações pessoais. Isto porque os problemas tem aparecido e as soluções não acompanham a enorme demanda. A cada dia, mais jovens aderem as redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.

Nessas redes sociais é possível postar fotos, partilhar dados, adicionar amigos, vídeos...tudo torna a rede social um ponto de entretenimento e socialização. Só que é necessário ter cautela ao postar informações pessoais, para no futuro não haver aborrecimentos. Por trás disso tudo já existe uma indústria crescente do seqüestro, além é claro dos conhecidos hackers.

Por isso, informações particulares de nossa vida, só devem ser partilhadas com nossos familiares e amigos, pessoalmente ou por telefone. Uma dica útil: na rede social não devemos divulgar telefones, números de conta bancária, ou onde gostamos de passear e em que horário.
Outra dica muito importante: não adicione qualquer pessoa que enviar um convite nas redes sociais. Aceite incluir pessoas que são de sua confiança!

Segundo estudos feitos em Portugal, 65% dos portugueses utilizam as redes sociais de forma consciente, sem expor demais suas particularidades.

Seguindo essas dicas, também podemos utilizar as redes sociais com tranquilidade por aqui.

Fernando Luis Becasse – Relacionamento com o mercado – Curso Certo.

77 comentários:

  1. Adorei as dicas . Se possivel utilizarei !!

    ResponderExcluir
  2. isso e verdade e muito perigoso nem divia ter essas coisas de rede sociais e computador divia ser so para trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. O texto fala que devemos tomar cuidado com que postamos, para nossa segurança :*

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas vão ajudar muito quando eu entrar em redes sociais

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante , pois alerta as pessoas de como usar as redes sociais com segurança .

    ResponderExcluir
  6. Bianca martins E Victor 7c20 de março de 2012 às 14:41

    muito interesante pois fala muitas coisas que eu nao fasia ideia!!!*--*

    ResponderExcluir
  7. Jefferson e Ana Carolina20 de março de 2012 às 14:41

    Gostei muito das dicas, e tenho certeza que quem ira ler esse texto vai se concientizar em que nen tudo e nen em todos podemos confiar.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o auxilio, ajuda a manter mais info~rmações de segurança nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito porque , eu sempre adiciono pessoas desconhecidas , aparti de agora adicinarei pessoas conhecidas :)

    ResponderExcluir
  10. AS dicas são otimas para nos se previnir dos perigos da redes socias

    ResponderExcluir
  11. Esse texto que dizer que nos nao devemos posta nada pessoal nosso e nada pessoal de seu amigo ou parente, entao se quizer fala alguma coisa com seu amigo ou parente nao poste mais sim liga ou va ate a pessoa pra você desabafar com ele(a).

    ResponderExcluir
  12. Victor e Bianca Martins 7c20 de março de 2012 às 14:43

    muito interessante pois muitas coisas no texo que eu nao fasia ideia que podia aconteser!!*--*

    ResponderExcluir
  13. esse texto foi muito bom e vou ver se a gora eu uso as dicas que recebi

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante a Ajuda, em como devemos nos proteger,nas redes socias. (:

    ResponderExcluir
  15. esse texto foi muito bom e agora vou tentar usar essas dicas:

    ResponderExcluir
  16. Eu achei o texto muito legal pois fala sobre a nossa segurança do dia a dia

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante o auxilio, ajuda a manter mais informações de segurança nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  18. Eu achei o texto muito interesante pois fala sobre a nossa sigurança do dia a dia

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei do texto e de suas informações sobre as redes sociais, que podem ser fonte de problemas pessoais, para pessoas que se expoem demais.

    ResponderExcluir
  20. Eu acho importante a SEGURANÇA nas redes sociais... Tambem acho que nunca devemos postar nossas informações pessoais!!!!

    ResponderExcluir
  21. nos achamos que é muito importante entrar nas redes socias sem que poste as coisas pessoais , e o texto é muito bom , pois é muito interessante o auxilio , ajuda a manter mais informações de segurança nas redes sociais .

    ResponderExcluir
  22. Legal estas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  23. Hoje em dia nós temos que tomar cuidado,porque no mundo há muitas pessoas que agem de má fé com você e querem denigrir nossa imagem nas redes sociais!

    ResponderExcluir
  24. Realmente esse texto Qq. fala sobre os perigos na internet é serio , & todos devemos ter cuidados com isso!¬¬

    ResponderExcluir
  25. realmente devemos tomar cuidado com o que postamos nas redes sociais ... iso é sério

    ResponderExcluir
  26. Bruna e Fernanda 7ºB20 de março de 2012 às 17:18

    Acho muito bom para alertar as pessoas como os riscos que a internet tras!

    ResponderExcluir
  27. Larissa e Luana 7°B20 de março de 2012 às 17:18

    Esse texto mostra que não podemos postar coisas pessoais em redes sociais.
    E também não podemos adicionar qualquer pessoa!!!

    ResponderExcluir
  28. João vitor e matheus20 de março de 2012 às 17:18

    gostei das dicas vou sequir ellas!!

    ResponderExcluir
  29. Muito legal essa informação pois realmente é muito perigoso

    =)

    ResponderExcluir
  30. Respostas
    1. É verdade , mais nem todo mundo concorda!

      Excluir
  31. Gostamos muito das dicas,e colocaremos em prática :D '

    ResponderExcluir
  32. é verdade . pq nem tudo que se ve na internet é verdade!
    ") . mas cada um tem sua opinião.

    ResponderExcluir
  33. adoramos as dicas de como se prevenir , porq é mt perioso . .

    ResponderExcluir
  34. adorei as dicas pois fala realmente dos perigos que corremos hoje em dia,irremos prestar mais atenção

    ResponderExcluir
  35. Achei muito importante essas dicas,e ach que irá abrir a cabeça de várias pessoas.

    ResponderExcluir
  36. eu achei o texto muito interessante !! essas dicas são muito úteis ...

    ResponderExcluir
  37. Gostamos das dicas,
    que é necessário ter cuidado ao postar informações pessoais não adicione qualquer pessoa que enviar um convite nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  38. As dicas são boas, iremos utiliza-las...

    ResponderExcluir
  39. Boas dicas, pois não se pode postar tudo o que quiser. Tem que ter cautela.

    ResponderExcluir
  40. Verdade ! Pois, alem da internet nos passar muitas informações, tambem pode nos trazer muitos riscos, pois não podemos nos expor demais, por que pedemos nos causar serios problemas pessoais. Enfim devemos ter mais cuidado ao que vamos expor!

    ResponderExcluir
  41. Lucas Nardes e Kaio Amorim21 de março de 2012 às 14:52

    verdade acho que nao deveria ter redes socias deveria ter computador para trabalhos,guardar suas imagems,suas musicas,deocumentos,coisas importantes como;foto do aniversario do seu filho,sua filha,seu marido,esposa,e seu e etc....

    ResponderExcluir
  42. Hoje em dia as redes sociais crescem mais e ,principalmente o facebook e o twitter,algumas pessoas gostam de de zuar com outras pessoas,por isso nao devemos compartilhar senhas,e nada com ninguém a não ser nossa mamãe e nosso papai

    Matheus de Souza Silva e João Pedro Salgado Silva-6ªB

    ResponderExcluir
  43. Jonatan e thiago
    entendemos do texto q uma das coisas q nao devemos fazer e passar dados pessoais nas redes sociais poq temos muitas pessoas no mundo q nao tem caracter para ver os dados e nao ter uma ideia maldosa depois disso aprendi q nada é um mar de rosas e ter confiança de passar esses seus dados para pessoas de confiança como parentes e amigos !!!!

    ResponderExcluir
  44. verdade!!!! devemos tomar muito cuidado com o0 que postamos falamos ou clicamos! As rede sociais podem ser muito perigosas!Concordamos com as dicas! Vamos utiliza-las no dia-a-dia!

    ResponderExcluir
  45. Giovana e Guilherme 6ªB21 de março de 2012 às 16:44

    Achei o texto muito interessante,pois hoje em dia nao é tão seguro colocar informaçoes confidencias, porque tem varios "lobos em pele de cordeiro"entre redes sociais prestis a te atacar ....E esse texto é importante para alertar aquelas pessoas mais desavisadas .

    ResponderExcluir
  46. Eu acho que isso e a mais pura verdade pois dando infomações pesoais pode prejudicar você e sua familia
    Por exemplo dando o endereço da sua casa e onde você costuma visitar

    ResponderExcluir
  47. eu concordo plenamente com as dicas que o texto do blog da escola e tanbem eu acho que eles deveriam ter mais segurança ao postar coisas absurdas sobre outras pessoas que eles falam muito mal de outras pessoas e que para mim algumas redes sociais muito perigosas para algumas pessoas e eu achei o texto muito interessante.

    ResponderExcluir
  48. Wallace Rocha de Arujo21 de março de 2012 às 16:46

    Eu achei que e imporetante, essa informacão porque é uma realidade no mundo dos jovens de oje em dia, porque tudo de novo revolucionario como as redes sociais que podem ajudar nas comunicações no futuro.E a maioria dos jovens comseguem, sem noção no que pode aconteser na vida com o estrupo, isso acontesse a maioria das vezes nas redes sociais, porque la fala onde voce mora, estuda, seus amigo,seus familiares e os lugares onde voce frenquenta isso foi minha opinião, foi oque eu pensei sobre esse texto. Wallace rocha de Arujo 6serie b

    ResponderExcluir
  49. Gostei uito das dicas , conserteza na Internet sempre tem algum risco , Por isso temos sempre que tomar um pouco de consiencia na hora de postar algumas coisas Etc .

    ResponderExcluir
  50. É muito importante tomar cuidado nas redes sociais, pq se colocar coisas pessoais podemos sofrer varios riscos, devemos colocar coisas que todos saibam.

    ResponderExcluir
  51. Realmente,as redes sociais são muito perigosas para quem não sabe usar.Muitas pessoas se esquecem que há muitas pessoas que entram e mandam convites só para fazer maldade.Eu não tenho facebook,MSN,ou coisa do tipo, mas não gostaria de ter por causa disso.

    ResponderExcluir
  52. eu gostei dese comentarios pois as redes sociais é muito perigosa n devemos passar as sua coisas pesuais para ninguém a n ser pai ou mãe

    ResponderExcluir
  53. eu gostei do texto pois nos ajuda a como ser mais seguros na irternet

    ResponderExcluir
  54. muito legal o texto e ajuda muito

    ResponderExcluir
  55. e muito importante mesmo eu concordo sim eu acho que todo mundo divia saber que nao porque isso eu acho um absordo colocar um documento pessoal e È bom saber que agora fico ,mais informada

    ResponderExcluir
  56. eu achei o texto muito em tereseta porque fala sobre a seguraça das redes sociasis

    ResponderExcluir
  57. É bom saber mais sobre isso tem que tomar muito cuidado com que pode acontecer exemplo:um homem quer saber tudo sobre vc e vc nem conheçe o homem é muito perigoso.

    ResponderExcluir
  58. Concordo com o que o texto fala e acho que as pessoas deviam tomar cuidado ao postar alguma coisa pessoal nas redes sociais

    ResponderExcluir
  59. eu achei muito legal pq nos ajuda ne segurança quando estivermos na internet

    ResponderExcluir
  60. Eu gostei muito.É a pra as pessoas apreder nao adisonar quaquer um vc tenque adiconar pessoa confiavel e asssimm

    ResponderExcluir
  61. eu achei muito interesante saber que as redes socias são tão perigosas isso ajudar a naum fazer muitas coisas.

    ResponderExcluir
  62. na minha opiniao eu achei o texto interesante

    ResponderExcluir
  63. eu gostei da parte que falou dos portugueses que é assim em portugal 65% dos portugueses ultilizam as redes é muito legal sem informada

    ResponderExcluir
  64. Eu já sabia que não podia mostrar coisas pessoais no orkut,facebook.e twiter e só adicionar pessoas confiaveis e é isso que eu faço....

    ResponderExcluir
  65. Bom eu achei muito interessante esse texto por que fala para a gente dcuidado com as redes que a gente acessa,nos precisamos saber mais sobre isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  66. Marília e Nathália 8B22 de março de 2012 às 14:00

    Nós devemos tomar muito cuidado com o que postamos na internet para não acontecer nenhuma tragédia.

    ResponderExcluir
  67. euu gosteii muito desse comentarioo aprendi que não devo me meter com hackers em briga de net

    ResponderExcluir
  68. Priscila e Cecilia - 8ªB22 de março de 2012 às 14:10

    Nós achamos as informações muito importante, pois não devemos compartilhar nem expor nossas intimidades nas redes sociais porque isso poderá causar sérios problemas

    ResponderExcluir
  69. achei interessante esta informaçao pois ajuda pessoas que postam coisas que nao deveriam!

    ResponderExcluir
  70. fica a dica
    sheila e caroline

    ResponderExcluir
  71. gostei muito dessa dica porque com isso agente toma mais cuidado e podemos dar conselhos aos nossos amigos.

    ResponderExcluir