Portal da Secretaria Municipal de Educação - SP

Blog da Informática Educativa: clique e confira!

segunda-feira, 26 de março de 2012

O coelho da Páscoa!




Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.
Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.
Retirado de:  http://www.brasilescola.com/pascoa/coelho-da-pascoa.htm

49 comentários:

  1. mas que mãe em kkkk...

    mas nao é esse assunto,o dia da pasoca..pasoca!?
    kkkk ,no dia da pascoa as crianças tem uma...
    uma imaginaçao né de acreditar que um coelho,repito UM COELHO colocar um ovo no quintal da casa!! e ainda o mais estranho..............
    POR QUE NA CASA DELES?????????
    nao poderia ser na minha casa ?? né?
    brincadeira gente kkkk
    mas é assim gente criança é assim mesmo
    acredita em tudo
    e na pascoa voce ganha chocolate dos seus pais ou de seus tios ou ate dos seus ou das suas vós,na pascoa do ano passado de 2011,ganhei chocolate dos visinhos,da minha mae, da minha tia de sorocaba,da minha avo coitada gastou seu dinheiro para dar tres ovos de pascoa para mim
    ate intupir minha guela de chocolate
    acho que ganhei uns 10 ovos de chocolate da pascoa tamanho normal até me dar diarreia do CA,..LHO mas valel a pena pelo menos ganhei chocolate pra CA,..LHO da P,.TA QUE P,.RIL
    e ainda de graça olha só sou muito zica nao sou gente?Mas gosto da pascoa,do natal,de 1 de abril
    da festa junina, do carnaval que nao que so tem PU,..RIA é gente cagando aqui, é gente mijando ali , tem briga aqui mas nada como uma cer cer cerve ja rhyup é~~~~ o que? há! aé kkkk
    mas nada como uma cerveja desfaz essa briga né?
    e mas uma coisa ,mulher pelada ,na televisão, mas tudo bem eu gosto de vez em quando, mas aí ja é de mais nao é?
    mas nao to aqui para falar do carnaval, to aqui pra falar da pasoca....áááá !@#$ desculpe ai gente é que da uma raiva quando voce erra,mas é claro que da pra apagar, mas ai cria comédia eu aprendi isso no Japão,aa se eu falo isso voces ja sabem quem eu sou kkk , mas nao é esse assunto to aqui para dar comentario da pascoa,ae, kk ,outra coisa gente desculpa e que eu sempre quis fazer isso ,são as propaganda da pascoa voces ja viram alguma propaganda da pascoa,mas assim proprio da pascoa,porque tem uma propaganda que eles aproveitam que é pascoa para ter mais tele espectadores como a DOLLY mas aquela propaganda só diminui gente parece que tem ate gente da DOLLY que se demite olha só? mas eles fizeram bem se demitindo aqueles caras que tem ótimas vidas vai justo trabalhar na DOLLY, mas nao falo por mal,por que se tiver algum parente que voces conheção to ferrado,ai vem......POR QUE VOCE TA FALANDO DO MEU FULANO SEU MONTE DE M,.RDA? EM? ai nao é minha culpa ,foi eles que aceitaram o emprego não é?

    é isso gente ,tomara que voces tenhão gostado do meu comentario que foi mais pra é......
    como fala? é... na queles lugares onde voce escreve oque deve ser melhorado,eu sabia mas eu esqueçi kkkkk TA PAREÇENDO MAIS AQUELES COMENTARIOS DIZENDO...........................

    # VOTEM EM MIM #
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KORRHA OOOGHORRA ME GHORRA ENGASGUEI !!! KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escala de 1 à 5 deixam registrados . . . . .
      1:EU AMEI . . . . ENTAO VOCE É MEU AMIGO(A)
      2:GOSTEI UM POUCO . ENTAO VOCE NAO SABE OQUE TA FALANDO
      3:GOSTEI + OU - . ENTAO PENSEM 10X ANTES DE RESPONDER
      4:NAO GOSTEI MUITO. . . . ENTAO VAI SE FERRAR
      5: ACHEI HORRIVEL . . . . ENTAO PRA QUE VOTO SEU INÚTIO

      DROOOOOOOOOOOOOOGAAAAAA @#$%¨& ERA CONTRARIO!! MAS DEIXA ASSIM

      Excluir
  2. háááá fui o primeiro a dar um longo comentario seus PREGUISÓSOS . . . . . . .. . . . . . . . . . HÁÁÁÁÁÁÁ!!!

    por que será eu disse isto?

    ResponderExcluir
  3. eu gostei do texto? la ta dizendo que por que o coelho nao bota ovo?
    por que ele e mamifero e só bota filhotes eu nao sei por que inventarão o coelho da pascoa os pessoais colocam uma ropa de coelhinho para deixar pegadas e esconder ovos de chocolate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que mãe que é oposto de inteligente mesmo

      Excluir
  4. uma historia legal por que mostra uma mae que nao podia dar ovos de pascoas e teve que fingir que eram ovos de pascoa nossa novidade

    ResponderExcluir
  5. Nos gostamos munto porque nos aprendemos como foi gerada a pascoa e matou a nossa coriosidade sobre a estoria do coelho.:)

    ResponderExcluir
  6. ESTE TEXTO VOI MUITO ENTERESANTE EDUCADIVO E MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  7. eu achei o testo munhito bacana ele me esplicou coisaz que eu naõ sabia .

    ResponderExcluir
  8. o texto e muito legal fala sobre que na alemanha que as criança esperavam seus ovos de pascoa a tradiçao do coelho que veio no final de xix

    ResponderExcluir
  9. a pascoa é lega a pascoa não é só ovo a pascoa é amisade de di vidir alimentos com outras pessoas é dar óvos para seus amigos e dividir com oltros

    ResponderExcluir
  10. eu não sabia que a pascoa era enteresante

    ResponderExcluir
  11. eu achei esse texo muito divetido ale de ter todas a dicas da pascoa tabem tem fala de deus

    ResponderExcluir
  12. Pamela e Maria Eduarda 4 serie A27 de março de 2012 às 09:11

    Pamela

    Eu ache a história do coelho intereçante e engraçada porque ela é de uma surpresa que a mulher pobre colocou os ovos de Páscoa num ninho e os filhos dela viram o coelho e pensaram que o coelho tinha colocado os ovos. Por isto a história é intereçante!!!!!!!!!

    Maria Eduarda

    eu achei muito legal que a mãe escondou os ovos de páscoa num ninho e os filhos acharam e o coelho estava ali perto e eles acharam que ele que colocou os ovos.

    4 serie A

    ResponderExcluir
  13. o colheo da pascoa ele levava os ovos na alemanha o colheo era muito ai as crianca esperava ocoelho da pascoa e as crianca a acrito que as crianca acrediuitava nos ovos de pascoa easim o ovo de pascoa

    ResponderExcluir
  14. eu achei muito legai que a mae escondou os ovos de oascoa num ninho e os filhos acaram e o coelho estava ali perto e eles acharam que ele que colocu os ovos 4 serie a

    ResponderExcluir
  15. eu achei tudo muito enteressante oque fala do ovo do coelho de tudo

    ResponderExcluir
  16. eu adorei o texto do coelho a historia dos avos e do coelho inclusive a historia da mulher que n conseguia comprar ovos de pascoa

    ResponderExcluir
  17. eu acho que e um sinbolo muito inportamte da pasqua.

    ResponderExcluir
  18. EU GOSTEI DE MAIS DESE TEXTO ELE PODE VIRAR FIUME E UM LIVRO

    ResponderExcluir
  19. eu achei muinto interessantee muinto lega.
    4c prof rai

    ResponderExcluir
  20. vitoria e jessica 4c28 de março de 2012 às 09:11

    eu gostei da parte que a mulher pegou os ovos de galinha e cuzinho os ovos e pintou os ovos de pascoa e fim....

    ResponderExcluir
  21. amanda e nathaly 4c

    eu achei muito interesante a historia muito legal e muito divertida e cincera.

    ResponderExcluir
  22. ariane e beatriz regem28 de março de 2012 às 09:12

    ariane e beatriz regem 4 ano c

    Eu achei muito legal que a mãe escondeu os ovos e o coelhinho pegou ai as criansas achou que é o coelho da pascoa, e eu nem sabia disso é muito legal essa história.

    ResponderExcluir
  23. eu achei a historia muito interesente e legal
    porem ela é muito extrovertida e fala sobre ovos de pascoa saborosos achei a historia do cuelinho bem legal beijos ana e fernanda

    ResponderExcluir
  24. EU GOSTEI DO TEXTO POQUE E SOBRE A PASCOA

    ResponderExcluir
  25. eu gostei porque mostra que uma mulher pobre que pegou ovos de galinha e escondel para que seus filhos axarem ela colocol os ovos em um ninho de passaro e eles acharam. ass. bruno e igor

    ResponderExcluir
  26. eu acho que a pascoa e munto inportante e o sinbolo tambem

    ResponderExcluir
  27. eu achei muito enteressante a historia do coelho

    ResponderExcluir
  28. renan 4c


    eu achei legual a parte que o cuelho apareceu para os meninos acrediterem que os cuelho que trasem os óvos.

    ResponderExcluir
  29. beatriz e camila 4seriec28 de março de 2012 às 09:19

    A gente gostou da historia da pascoa por que falou coisas sobre a pascoa que agente não sabia matou a nossa curiosidade o que mais enteresou agente foi que a mulher pobre pegou os ovos e pintou ela colocou em todo o canto da casa e as crianças acharam que o coelho tinha colocado no ninho

    ResponderExcluir
  30. nos adoramos o texto porque fala sobre a pascoa e muito interesante

    ResponderExcluir
  31. eu achei legal porque mostra o espirito da pascoa

    ResponderExcluir
  32. o dia da pascoa esta chegando vou comprar mais de 1000 ovos de chocolate acho até que vou comprar todos só pra mim

    ResponderExcluir
  33. Eu gotei porque representa a morte de cristo e espirito santo espirito da pascoa!!!

    ResponderExcluir
  34. ana beatriz e sarah 4 b30 de março de 2012 às 11:46

    eu achei muito interesante porque isso fala um pouco sobre a pascoa
    ass; ana beatriz e sarah

    ResponderExcluir
  35. maria fernanda e andressa 4b30 de março de 2012 às 11:47

    eu adorei este texto e muito bonito porque fala sobre como que aconteceu a historia do coelho da pascoa.maria fernanda e andressa 4b

    ResponderExcluir
  36. foi muito enteresante eu aprendi muito da pascoa é muito legal foi muito legal o texto é muito legal de mas eu goste muito a mei muito do fundo meu coraçãô te amo muito de mas do fundo meu coraça

    ResponderExcluir
  37. luiz henrique e luis bernardo 4ºB30 de março de 2012 às 11:49

    eu achei essa história muyito legal e muito intesante eu não acredito em coelho da pascoa más eu adoro ovos da pascoa eu achei q/ essa história faz bem para mim pra eu apreender mais sobre o ipírito da pascoa o significa dela e é isso aí.

    ResponderExcluir
  38. vou comprar todos os ovos ninguem vai me deter quero ver quem vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que pode te deter sim! Seus pais!

      Excluir
  39. bruno e lucca 4º ano B30 de março de 2012 às 11:50

    é muito legal o texto principalmente a história da mãe que pintou os ovos de galinha e escondeu nas plantas.as crianças acham e viram um coelho.já vi isso em muitos filmes.

    ResponderExcluir
  40. oi eu gostei muitode mas e muito lindo de mas gotei mmuito de mas

    ResponderExcluir
  41. Melissa e Byanca 4ªB30 de março de 2012 às 11:51

    A Páscoa simboliza para mim a fertilidade.

    ResponderExcluir
  42. nos gostamos por que fala sobre a ressureiçao de cristo

    ResponderExcluir
  43. Eu gostei muito deste texto porque ele fala sobre uma mulher pobre que não tinha o que dar para os filhos no domingo de pascoa.Muito interessante.

    ResponderExcluir
  44. Nos achamos que foi muito legal por que tem a comemoraçao de jesus ea comemoraçao de pascoa o que e mais legal

    ResponderExcluir
  45. Para mim o texto da páscoa fala sobre o porque o coelhinho da páscoa é considerado como um símbolo da páscoa junto com os ovos de chocolate e a ressurreição de cristo.

    ResponderExcluir