Portal da Secretaria Municipal de Educação - SP

Blog da Informática Educativa: clique e confira!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A mostra, que desbrava o universo dos 156 contos dos irmãos Grimm (escritos entre 1812 e 1815) com a identidade do folclore do agreste brasileiro, conta as fábulas por meio de instalações interativas e sensoriais, em uma área de mais de 2 mil metros quadrados dividida em seis espaços temáticos.
O agreste brasileiro está representado no formato das peças, através das xilogravuras do artista pernambucano José Francisco Borges, mestre da literatura de cordel, que criou 43 ilustrações especialmente para a montagem. São diversos espaços nas áreas interna e externa da unidade Interlagos, ligados por trilhas narrativas e sensoriais. A cenografia tem inspiração medieval, e traz imagens de contos como "A Gata Borralheira", "João e Maria", "Chapeuzinho Vermelho", "Rapunzel" e "Branca de Neve", além de contar com a reprodução de uma floresta e a Casa das Poções, dedicada a oficinas educativas.
"Grimm Agreste" foi inspirado no livro Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de Jacob e Wilhelm Grimm (Editora Cosac Naify, 2012), e tem como objetivo unir as narrativas populares da Alemanha e do Brasil e resgatar um folclore ancestral que sobrevive à passagem do tempo e transita entre oralidade e literatura. O agreste se coloca como uma representação da natureza e da cultura brasileira, no intuto de explorar novos aspectos da produção dos Irmãos Grimm.

Exposiçao Irmãos Grimm

2 comentários:

  1. Nesse passeio foi muito legal, obrigado por convidar todos nós, foi muito divertido quando a gente foi no portão para procurar a chave e procurar os animais.
    Patrick 3A

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal e muito engraçado mesmo! Todo mundo gostou.

    Ada Rute 3A

    ResponderExcluir