Portal da Secretaria Municipal de Educação - SP

Blog da Informática Educativa: clique e confira!

segunda-feira, 26 de março de 2012

O coelho da Páscoa!




Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.
Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.
Retirado de:  http://www.brasilescola.com/pascoa/coelho-da-pascoa.htm

sexta-feira, 23 de março de 2012

A mulher da minha vida!

Atividade desenvolvida no mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Os alunos da 8ª série escolheram uma uma importante em sua vida e escreveram uma homenagem. Relembraram as ferramentas do editor de texto Word. 

8ªA




 
8ªB



8ªC



segunda-feira, 19 de março de 2012

SEGURANÇA NO USO DAS REDES SOCIAIS

Hoje nas redes sociais é necessário redobrar a segurança ao postar informações pessoais. Isto porque os problemas tem aparecido e as soluções não acompanham a enorme demanda. A cada dia, mais jovens aderem as redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.

Nessas redes sociais é possível postar fotos, partilhar dados, adicionar amigos, vídeos...tudo torna a rede social um ponto de entretenimento e socialização. Só que é necessário ter cautela ao postar informações pessoais, para no futuro não haver aborrecimentos. Por trás disso tudo já existe uma indústria crescente do seqüestro, além é claro dos conhecidos hackers.

Por isso, informações particulares de nossa vida, só devem ser partilhadas com nossos familiares e amigos, pessoalmente ou por telefone. Uma dica útil: na rede social não devemos divulgar telefones, números de conta bancária, ou onde gostamos de passear e em que horário.
Outra dica muito importante: não adicione qualquer pessoa que enviar um convite nas redes sociais. Aceite incluir pessoas que são de sua confiança!

Segundo estudos feitos em Portugal, 65% dos portugueses utilizam as redes sociais de forma consciente, sem expor demais suas particularidades.

Seguindo essas dicas, também podemos utilizar as redes sociais com tranquilidade por aqui.

Fernando Luis Becasse – Relacionamento com o mercado – Curso Certo.

Releitura de obras de arte - Picasso

 Desenhos originais


1ºA





2ºA





2ºB